segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dicas para melhorar o trânsito intestinal

Hoje palestrei em um curso para cuidadores de pessoas acamadas (oferecido no município onde trabalho) e, dentre os temas discutidos, o que mais chamou a atenção dos participantes foi a constipação intestinal, ou "prisão de ventre". Muitos, principalmente mulheres, sofrem com o desconforto causado por vários dias sem visitar o vaso sanitário.

Caracaterizada como consequência do ritmo intestinal lento, a constipação intestinal pode ser definida baseando-se em seis critérios: esforço ao evacuar, fezes endurecidas ou fragmentadas, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução ou bloqueio anorretal, manobras manuais para facilitar as evacuações e menos de três evacuações por semana. A presença de dois ou mais desses critérios nos últimos seis meses caracteriza a presença de constipação intestinal. Dentre os fatores de risco temos: dieta pobre em resíduos, hidratação insuficiente, imobilidade física, co-morbidades e polifarmácia.

A alimentação está diretamente envolvida para a prevenção e tratamento da constipação intestinal. Apenas uma pequena parte dos indivíduos afetados procuram auxílio e os gastos com laxantes aumentam cada vez mais. O incremento da ingestão de fibras na dieta (mais frutas, verduras, leguminosas e grãos integrais), consumo adequado de água (06 a 08 copos por dia) e a atividade física regular são algumas das medidas não-medicamentosas de combate á constipação intestinal.

Alguns alimentos são ditos laxantes, ou seja, auxiliam na evacuação como: mamão, laranja, ameixa, tangerina, alface, farelo de trigo, granola, melão, aveia, vagem, abóbora, milho, feijão, couve, abacaxi, alimentos integrais, maçã com casca.

Outros alimentos são obstipantes, prendem o intestino, e devem ser evitados: goiaba, maçã sem casca, banana, cenoura, pão branco, arroz branco, maisena, farinha, aliementos com farinha refinada (bolos e biscoitos).

O estímulo ao reflexo de evacuar é muito importante para prevenir a constipação intestinal, então, não se reprima!
Quer uma dica para um coquetel laxante? Anote aí:
  • 01 copo de suco de laranja sem coar
  • 02 ameixas em calda (para quem não é diabético)
  • 01 fatia pequena de melancia
  • 01 fatia de mamão
  • Bata tudo no liquidificador e tome pela manhã ou à tarde.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!