sábado, 3 de dezembro de 2011

Rede Amamenta Brasil: uma estratégia de apoio à amamentação


Esta semana, participei de uma iniciativa muito importante para a prevenção à saúde: Oficina de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil. Pois é, tornei-me tutora da Rede, com a responsabilidade de disseminar no meu município a importância do aleitamento materno e como trabalhar este item na Atenção Básica. Mas, por enquanto, começaremos por aqui.

A Rede Amamenta Brasil é "uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais."

O processo de trabalho nas Unidades de Saúde podem determinar a adesão ou não do usuário à mensagem que quer passar. Quem nunca ouviu alguém falar que foi à uma UBS e não foi bem atendido, as pessoas não sabiam informar direito, uma confusão? A Rede Amamenta Brasil trabalha com a humanização do SUS, estratégia que, dentre outros objetivos, visa a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, dentre eles o usuário do SUS.

É conhecido por muitos o quanto o aleitamento materno é importante para a sáude da criança, porém, entendemos que o aleitamento materno é "um híbrido natureza-cultura"? Que a mãe pode trazer inseguranças, necessitando ser ouvida, apoiada e orientada?

Muitos profissionais entendem o manejo do aleitamento materno, como posicionar o bebê, qual a pega correta no seio materno, a frequência de mamadas... mas é preciso repensar de que maneira esta informação está sendo processada pela mãe e sua família, ouvir suas dificuldades e argumentar, respeitando a opinião do outro, evitando julgamentos.

Então, entendi que a Rede Amamenta Brasil trabalha os conceitos dos profissionais em lidar com o aleitamento materno, respeitando a família e a sua cultura. Incentivando, de maneira adequada, o ato de amamentar, confrontando as grandes indústrias e melhorando a saúde do nosso país, hoje e amanhã!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!