quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes -14 de novembro


No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Esta doença, considerada uma das principas doenças crônicas não transmissíveis, dentre outras o câncer e a hipertensão, possui estatísticas assustadoras. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, "a cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes" e "a cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem diabetes" (www.diamundialdodiabetes.org.br). Um mal silencioso cujos sintomas não são claros e muitas vezes desconhecidos pela população.

Como saber de tenho diabetes? Primeiro, a visita ao médico pelo menos uma vez por ano é importante para a realização de exames laboratoriais simples de diagnóstico, não só da diabetes como diversas outras doenças. Fique atento se possui alguém na família com a doença ou se está acima do peso adequado, pois genética e obesidade são os principais fatores de risco.

Tenho diabetes, e agora? Vale ressaltar que o tratamento para a diabetes deve ser multiprofissional, constando não somente o médico como o nutricionista ou psicólogos e enfermeiros para cuidados mais precisos.

A dieta influencia tanto na prevenção da diabetes quanto ao tratamento! Fico surpresa quantas perguntas surgem sobre aspectos simples relacionados à alimentação do diabético: "Basta retirar o açúcar para controlar a glicemia", "Pão 'dormido' é melhor do que pão do dia", "Não preciso comer salada todos os dias", "As carnes, ovos e queijos não contêm açúcar e podem ser consumidos à vontade"... 

As datas são importantes para lembrarmos à sociedade da importância, promovendo ações mais abrangentes. Porém, o combate e prevenção à diabetes deve ser diário, dentro das Unidades de Saúde, através da mídia, dos profissionais de saúde. 

Para maiores informações, a Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza o "Manual de Nutrição - para pacientes" disponível em sua página www.diabetes.org.br

Não se esqueça: a informação é nossa principal arma! 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!