sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Grupos de Obesidade: uma das ferramentas para a luta contra a balança

A vida moderna nos trouxe um malefício cada vez mais crescente: a obesidade. Segundo dados atuais do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.

Então nos perguntamos, como podemos combater a obesidade? A restrição alimentar e a prática de atividade física regular são fórmulas sabidas por todos, mas a alimentação não se restrige apenas à fome e saciedade. Existem outros aspectos importantes envolvidos no ato de se alimentar, como os aspectos psicológicos, sociais e culturais. Não é tão simples como parecem mostrar as revistas...

O profissional nutricionista não deve ser apenas uma transmissor de fórmulas mágicas (a  velha lista de alimentos), dizendo o que "pode" e o que "não pode" comer. Deve acima de tudo ser um incentivador, um educador, um apoio às angústias, transmitindo também sugestões para superar os percalços pelo caminho.

É através dessa visão que aderi à realização de grupos de pessoas com objetivos comuns, entre eles a perda de peso. Iniciamos, no município onde trabalho através da Atenção Básica do SUS, um grupo de mulheres obesas, entitulado "Oficina Mais Saúde". Nos encontros quinzenais discutimos, em conjunto com a psicóloga e o educador físico, temas relacionados à perda de peso. As participantes demonstram interesse pelas discussões e percebo que são incentivadas a manterem seu objetivo! Esta foi a maneira que encontramos para passar as informações de forma coletiva, abrangendo um número maior de pessoas, obtendo um maior contato entre o paciente e possibilitando a prática multidisciplinar.

Hoje falamos sobre a importância da auto-estima e ensinamos uma receita de Requeijão Cremoso Light caseiro. Quer a receita? Aguarde novas postagens! Abaixo, algumas imagens do grupo.


Até a próxima!

Apresentação na Oficina Mais Saúde














Participantes da Oficina Mais Saúde

Um comentário:

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!