terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prevenção do Câncer através da alimentação: você sabia disso?

"Na maioria das vezes, o câncer pode ser evitado." É assim que se inicia o prefácio de uma publicação do INCA (Instituto Nacional do Câncer), "Políticas e ações para prevenção do câncer no Brasil - Alimentação, Nutrição e Atividade Física". Concordo plenamente!

Considerando o câncer uma doença crônica não-transmissível, podemos afirmar que sua causa é multifatorial, e nesse aspecto, alimentação pode sim inflenciar seu desenvolvimento. Claro que pelo mesmo fato de ser multifatorial, isso não quer dizer que um indivíduo que não se alimente bem pode ter a doença. Mas, como diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar!

A boa alimentação, que inclui basicamente frutas, verduras e legumes, impede fatores cancerígenos de chegar até a célula, acelera o reparo de danos celulares ("conserto") e favorece a morte de células pré-cancerosas, impedido-as de se multiplicarem.

Sendo assim, venho divulgar para vocês as Recomendações gerais do Relatório sobre Alimentação e Câncer do  World Cancer Research Fund/ American Institute for Cancer Research de 2007:
  1. Gordura corporal: seja o mais magro possível dentro dos limites normais de peso corporal;
  2. Atividade física: mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária;
  3. Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: limite o consumo de alimentos com alta densidade energética, evite bebidas açucaradas;
  4. Alimentos de origem vegetal: consuma principalmente alimentos de origem vegetal;
  5. Alimentos de origem animal: limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas;
  6. Bebidas alcoólicas: limite o consumo de bebidas alcoólicas;
  7. Preservação, processamento e preparo: limite o consumo de sal, evite cereais e grãos mofados;
  8. Suplementos alimentares: ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação;
  9. Amamentação: as mães devem amamentar e as crianças devem ser amamentadas;
  10. Sobreviventes do câncer: siga as recomendações de prevenção do câncer.
 E então? Prontos para iniciarem uma alimentação protetora? Lembrem-se que além do câncer, essas recomendações podem evitar as outras principais doenças crônicas, diabetes e hipertensão.

Até a próxima!

Um comentário:

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!