quarta-feira, 6 de junho de 2012

Grupo "Mais Saúde para Elas" concluído!

Na última quinta-feira, finalizamos um grupo para mulheres com obesidade depois de quatro meses juntas.
Durante o ambulatório, percebemos que estávamos recebendo muitas mulheres com obesidade, muitas vezes sem patologias associadas, e que algumas orientações faziam um efeito positivo. Diante disso, solicitamos às Agentes de Saúde da Equipe 10, sempre parceiras, para que convidassem mulheres com IMC acima de 30 kg/m2 para realizarmos um grupo multiprofissional.

A triagem foi um sucesso! Recebemos 27 participantes muito motivadas! O planejamento constava de oito reuniões, sendo quinzenalmente, com os temas: "O que é obesidade?", "Quais as complicações da obesidade?", "Alimentos e Pirâmide Alimentar", "Como devo comer?" (com a participação de Ialin Oliveira, nossa fonoaudióloga), "Substituições e formas de preparo de alimentos", "Como ficar mais ativa?" (sob o comando de Gisele Souza, educadora física), "Aspectos comportamentais, posturais e de auto-estima" (conversando com a psicóloga Jacqueline Souza) e "Como manter hábitos saudáveis sugeridos".

No final, obtivemos mulheres satisfeitas com o resultado e a sensação de ter plantado uma semente que, mesmo que não dê o fruto que a gente quer (uns 10 quilos a menos...), ao menos as fará parar para pensar sobre sua qualidade de vida, e esta minha gente, somos nós que fazemos no dia a dia!

Aguardem, pois o próximo grupo já está sendo formado, começando neste dia 14/06, e cada quinta-feira descreverei como fizemos a reunião!

Ah... ainda tivemos uma comemoração com direito a amiga secreta e lanches saudáveis! 

Mesa nutritiva!
Troca de presentes
Recebendo o carinho da minha amiga secreta!
Como manter os hábitos alimentares sugeridos?
Iguaria sugerida durante o grupo!

Participantes



Até a próxima!

Um comentário:

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!