quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sala de Espera: Semáforo dos Alimentos

Semáforo prontinho e completo!

Desde o início deste ano, iniciamos o Projeto Sala de Espera em cinco unidades de saúde no município de Itabaiana/SE. O objetivo deste projeto é levar informação em saúde para os usuários que estão aguardando atendimento na recepção da unidade. Todos da equipe do NASF participam e levamos temas diversos entre as nossas especialidades, trabalhando em duplas. Terça-feira é dia de sala de espera no Centro de Especialidades em Itabaiana/SE. 

Esta terça, dia 29 de maio, foi a vez da Nutrição e levamos a dinâmica do "Semáforo dos Alimentos". 

Construímos um semáforo, com três círculos: vermelho, amarelo e verde. Dentro de cada círculo devem estar representados um conjunto de alimentos de acordo com o significado de cada cor. Espalhamos no balcão figuras de diferentes tipos de alimentos, um participante, voluntariamente, escolhia uma figura e tentava classificá-la como "verde" (alimentos que devemos consumir diariamente), "amarelo" (consumir com cuidado) ou "vermelho" (alimentos nocivos à saúde), encaixando a figura dentro do círculo. Após a escolha, nós conversamos sobre este alimento destacando suas características.

Alimentos "verdes": alface, banana, cenoura, leite desnatado, peixe, arroz com feijão e pão integral.
Alimentos "amarelos": pão branco, leite integral, margarina/manteiga, carne vermelha ensopada, macarrão, queijo amarelo e ovo.
Alimentos "vermelhos": hambúrguer, batata frita, pastel frito, refrigerante, docinhos de festa, chocolate e carne frita.

Agradeço o trabalho mais uma vez dos estagiários de Nutrição que fazem meu trabalho ser tão divertido! Olha as fotos...
Apresentação do grupo e da dinâmica. 
Participante, ainda tímida, escolhendo uma figura...




Estagiário Thiago explicando sobre o alimento...
Participante, bem feliz, escolhendo uma figura!


Olha a nutricionista de metendo na explicação do estagiário!
Participante empolgada com a discussão!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Parabéns amiga, é de pessoas como você, empenhada em realizar sua profissão da melhor maneira para o próximo, que esse país precisa. Você mostra a importancia da nutrição na vida das pessoas e como ela pode melhorar sua saúde de forma dinâmica e divertida, assim todo mundo aprende e capta a mensagem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Liu! Sou feliz no que faço e desse jeito a gente faz da melhor maneira possível! Obrigada pelo apoio!

      Excluir

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!