terça-feira, 29 de maio de 2012

Oficina de Nutrição no CAPS: Muffin integral de banana!

Todas as segundas-feiras, estamos no CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) promovendo uma Oficina de Nutrição. Para quem não sabe, o objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, possibilitando a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país, acolhendo e atendendo às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
A Oficina de Nutrição visa a preparação de receitas saudáveis, utilizando sempre como base de ingrediente uma fruta ou verdura. Com essa oficina, promovemos a integração e participação em atividades de rotina aos usuários do CAPS I, sem falar na promoção do aumento do consumo de frutas e verduras no cardápio diário com receitas práticas, baratas e rápidas.
Nesta segunda, com o apoio dos estagiários de Nutrição Alba Katarine e José Thiago, sendo a receita uma sugestão da nossa "Albinha", fizemos Muffin integral de Banana, sucesso entre todos os usuários (e funcionários, diga-se de passagem)! Bem nosso muffin pode não ter ficado muito bonitinho, mas o sabor... nós garantimos!


Confira a receita:

RECEITA: Muffin Integral de Banana

Ingredientes:
·         01 ovo
·         1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
·         03 unidades de banana amassada
·         1/3 xícara (chá) de óleo de soja
·         01 colher (chá) de essência de baunilha
·         1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
·         1/4 xícara (chá) de farinha integral
·         1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
·         02 colheres (chá) de fermento químico em pó
·         1/2 colher (chá) de canela em pó
·         1/4 colher (chá) de sal
·         1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:
Coloque na batedeira o ovo, o açúcar, as bananas, o óleo e a baunilha. Bata bem até misturar. Em um recipiente coloque a farinha de trigo, a farinha integral, o fermento, a aveia e o bicarbonato. Misture os ingredientes secos e logo em seguida misture delicadamente ao líquido que foi batido. 
Logo depois coloque colheradas da massa numa assadeira untada com margarina e farinha de trigo. Leve ao forno a 180° C para assar por mais ou menos 15 minutos. 

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Adriana, meu nome é Larissa C. Pereira, sou aluna de nutrição-UFS e sou colega de Albinha e josé Thiago...e acho muito bacana este trabalho que é realizado em Itabaiana!! Parabéns a vc, Albinha, José Thiago e as outras meninas que tbm fizeram parte: Marina, Amanda, Marize e Lillian pela disposição e criatividade...Muito sucesso x)Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa! Obrigada pelo reconhecimento! Os estagiários da UFS tem me apoiado muito no meu trabalho, todos puderam acrescentar um pouquinho. Abraços!

      Excluir

Bem vindo (a), sua opinião é muito importante!