terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prevenção do Câncer através da alimentação: você sabia disso?

"Na maioria das vezes, o câncer pode ser evitado." É assim que se inicia o prefácio de uma publicação do INCA (Instituto Nacional do Câncer), "Políticas e ações para prevenção do câncer no Brasil - Alimentação, Nutrição e Atividade Física". Concordo plenamente!

Considerando o câncer uma doença crônica não-transmissível, podemos afirmar que sua causa é multifatorial, e nesse aspecto, alimentação pode sim inflenciar seu desenvolvimento. Claro que pelo mesmo fato de ser multifatorial, isso não quer dizer que um indivíduo que não se alimente bem pode ter a doença. Mas, como diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar!

A boa alimentação, que inclui basicamente frutas, verduras e legumes, impede fatores cancerígenos de chegar até a célula, acelera o reparo de danos celulares ("conserto") e favorece a morte de células pré-cancerosas, impedido-as de se multiplicarem.

Sendo assim, venho divulgar para vocês as Recomendações gerais do Relatório sobre Alimentação e Câncer do  World Cancer Research Fund/ American Institute for Cancer Research de 2007:
  1. Gordura corporal: seja o mais magro possível dentro dos limites normais de peso corporal;
  2. Atividade física: mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária;
  3. Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: limite o consumo de alimentos com alta densidade energética, evite bebidas açucaradas;
  4. Alimentos de origem vegetal: consuma principalmente alimentos de origem vegetal;
  5. Alimentos de origem animal: limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas;
  6. Bebidas alcoólicas: limite o consumo de bebidas alcoólicas;
  7. Preservação, processamento e preparo: limite o consumo de sal, evite cereais e grãos mofados;
  8. Suplementos alimentares: ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação;
  9. Amamentação: as mães devem amamentar e as crianças devem ser amamentadas;
  10. Sobreviventes do câncer: siga as recomendações de prevenção do câncer.
 E então? Prontos para iniciarem uma alimentação protetora? Lembrem-se que além do câncer, essas recomendações podem evitar as outras principais doenças crônicas, diabetes e hipertensão.

Até a próxima!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Rede Amamenta Brasil: uma estratégia de apoio à amamentação


Esta semana, participei de uma iniciativa muito importante para a prevenção à saúde: Oficina de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil. Pois é, tornei-me tutora da Rede, com a responsabilidade de disseminar no meu município a importância do aleitamento materno e como trabalhar este item na Atenção Básica. Mas, por enquanto, começaremos por aqui.

A Rede Amamenta Brasil é "uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais."

O processo de trabalho nas Unidades de Saúde podem determinar a adesão ou não do usuário à mensagem que quer passar. Quem nunca ouviu alguém falar que foi à uma UBS e não foi bem atendido, as pessoas não sabiam informar direito, uma confusão? A Rede Amamenta Brasil trabalha com a humanização do SUS, estratégia que, dentre outros objetivos, visa a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, dentre eles o usuário do SUS.

É conhecido por muitos o quanto o aleitamento materno é importante para a sáude da criança, porém, entendemos que o aleitamento materno é "um híbrido natureza-cultura"? Que a mãe pode trazer inseguranças, necessitando ser ouvida, apoiada e orientada?

Muitos profissionais entendem o manejo do aleitamento materno, como posicionar o bebê, qual a pega correta no seio materno, a frequência de mamadas... mas é preciso repensar de que maneira esta informação está sendo processada pela mãe e sua família, ouvir suas dificuldades e argumentar, respeitando a opinião do outro, evitando julgamentos.

Então, entendi que a Rede Amamenta Brasil trabalha os conceitos dos profissionais em lidar com o aleitamento materno, respeitando a família e a sua cultura. Incentivando, de maneira adequada, o ato de amamentar, confrontando as grandes indústrias e melhorando a saúde do nosso país, hoje e amanhã!

Até a próxima!